META FISCAL 2017 – NOVO ADIAMENTO

Diante da frustração de receitas e da complexa redução de despesas, somados a uma capacidade cada vez mais questionável de articulação política que possa reverter de algum modo essa realidade, a equipe econômica do governo de Michel Temer anunciou no final da semana passada que as metas fiscais para 2017 e 2018 seriam alteradas.

A expectativa inicial era de que esses valores de déficit fossem anunciados na sexta-feira da semana passada, 11/08. Isso não ocorreu, no lugar ficou a data de hoje, segunda-feira, 14/08. Nas últimas horas, mais um adiamento: possivelmente o anúncio ficará para amanhã.

O que isso sinaliza em termos práticos é que, embora exista por trás das decisões tomadas atualmente na economia uma equipe séria e comprometida, sem essas ideias em operação os gastos seguirão avançando de maneira a gerar déficits cada vez maiores. A sensação que se tem com esses adiamentos é a de que a equipe tem clara noção de que as contas não fecham, mas nem em curto prazo conseguem encontrar soluções plausíveis para que essa situação possa ser alterada.

Amanhã deve ocorrer o anúncio, ou talvez ele seja adiado novamente. Mas é importante pensar que, se nem no curto prazo a situação parece sustentável, o quadro que se segue mais adiante é ainda mais preocupante.

Caio Augusto | Editor do Terraço Econômico

 

 – Escrito e publicado na página do Terraço Econômico em 14/08/2017: https://www.facebook.com/terracoeconomico/posts/1659417754109028

Deixe um comentário